Sobre Comissão Própria de Avaliação
- Apresentação
- Comissão Própria de Avaliação - CPA
- Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES)
- Legislação da Avaliação Institucional
- Melhorias nos Resultados das Avaliações Institucionais
- Resultados da Avaliação Institucional - 2024
- Resultados da Avaliação Institucional - 2023
- Resultados da Avaliação Institucional - 2022
- Resultados da Avaliação Institucional - 2021
- Relatório de Autoavaliação
Apresentação
A avaliação institucional da UNA orienta-se pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que consolida a avaliação como um dos instrumentos para sustentação da qualidade do sistema de educação superior.
Assim, incorpora os processos avaliativos internos, que correspondem à autoavaliação, conduzida pela Comissão Própria de Avaliação da UNA (CPA), e a avaliação externa, composta de ações supervisionadas ou realizadas pelo MEC/Inep, tais como: visita in loco, avaliação dos cursos de graduação e avaliação do aluno, realizada por intermédio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Todos esses mecanismos são utilizados pela gestão da UNA, visando à melhoria da qualidade e da relevância das atividades de ensino, pesquisa e extensão. A avaliação envolve concepção global e respeito à identidade da UNA, que leva em conta a sua realidade, sua missão e seus objetivos.
Com finalidade construtiva e formativa, a avaliação institucional da UNA envolve a comunidade acadêmica – que engloba os corpos docente, discente e técnico-administrativo – procurando criar e desenvolver a cultura de avaliação.
Os resultados e as análises das atividades de auto avaliação realizadas pela UNA são incorporados ao planejamento da gestão acadêmico-administrativa, uma vez que a Instituição considera o planejamento e a avaliação instrumentos integrados e fundamentais do processo de gestão.
Comissão Própria de Avaliação - CPA
A Comissão Própria de Avaliação – CPA se responsabilizará pela condução dos processos de avaliação interna da UNA, pela sistematização e prestação das informações solicitadas ao Ministério da Educação (MEC).
Compete à CPA deliberar sobre os critérios, métodos de análises e procedimentos de avaliação na UNA, bem como definir as ações a serem tomadas de acordo com os resultados obtidos nas avaliações.
A Comissão Própria de Avaliação (CPA), é a responsável pela condução dos processos de avaliação interna da UNA e tem por finalidade cumprir a legislação do MEC, prestando-lhe informações sobre a Instituição.
Conheça as CPA’s da UNA.
Clique AQUI.
Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES)
Instrumento de avaliação superior do MEC/Inep desde 2004, o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes.
Para a consecução de seus objetivos, o Sinaes utiliza vários procedimentos, que compreendem os processos de autoavaliação ou avaliação interna, bem como a avaliação externa, o Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), a avaliação in-loco dos cursos de graduação e os instrumentos de informação (Censo da Educação Superior e Cadastro Nacional de Docentes).
Na avaliação das instituições, o Sinaes considera as seguintes dimensões:
1. A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) – identifica o projeto e/ou missão institucional, em termos de finalidade, compromissos, vocação e inserção regional e/ou nacional, Projeto Pedagógico Institucional (PPI); Projeto Pedagógico do Curso (PPC).
2. A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, especialmente no que diz respeito à (ao):
• concepção do currículo e organização didático- pedagógica;
• coerência das práticas de investigação com a missão institucional;
• impacto das atividades de extensão na comunidade e na formação dos estudantes.Incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades, as políticas de formação acadêmico-científica, profissional e cidadã; de construção e disseminação do conhecimento; de articulação interna, que favorece a iniciação científica e profissional de estudantes, os grupos de pesquisa e o desenvolvimento de projetos de extensão.
3. Os projetos de responsabilidade social da instituição voltados prioritariamente para ações que promovam:
• a inclusão social;
• o desenvolvimento econômico e social por meio da interação com a sociedade;
• a formação de cidadãos responsáveis pela defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.Contempla o compromisso social da instituição como portadora da educação como bem público e expressão da sociedade democrática e pluricultural, de respeito pela diferença e de solidariedade, independentemente da configuração jurídica da IES.
4. A comunicação com a sociedade – identifica as formas de aproximação efetiva entre IES e sociedade, de tal sorte que a comunidade participe ativamente da vida da acadêmica, bem como a IES se comprometa efetivamente com a melhoria das condições de vida da comunidade, ao repartir com ela o saber que produz e as informações que detém.
5. As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho – explicita as políticas e os programas de formação, aperfeiçoamento e capacitação do pessoal docente e técnico-administrativo, associando-os com planos de carreira condizentes com a magnitude das tarefas a serem desenvolvidas e com condições objetivas de trabalho.
6. Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e a representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade acadêmica nos processos decisórios – avalia os meios de gestão para cumprir os objetivos e projetos institucionais, a qualidade da gestão democrática, em especial nos órgãos colegiados, as relações de poder entre estruturas acadêmicas e administrativas e a participação nas políticas de desenvolvimento e expansão institucional.
7. Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação, acesso de docentes e estudantes às informações – analisa a infraestrutura da instituição, relacionando-a com as atividades acadêmicas de formação, de produção e disseminação de conhecimentos e com as finalidades próprias da IES.
8. Planejamento e avaliação, especialmente dos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional – considera o planejamento e a avaliação como instrumentos integrados, elementos de um mesmo continuum, partícipes do processo de gestão da educação superior. Essa dimensão está na confluência da avaliação como processo centrado no presente e no futuro institucional, a partir do balanço de fragilidades, potencialidades e vocação institucionais.
9. Políticas de atendimento aos estudantes, acompanhamento de egresso – análise das formas por meio das quais os estudantes estão sendo integrados à vida acadêmica, e os programas através do quais a IES busca atender aos princípios inerentes à qualidade de vida estudantil e o acompanhamento de egressos e de ações de oportunidades de formação continuada.
10. Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior – avalia a capacidade de gestão e administração do orçamento e as políticas e estratégias de gestão acadêmica, com vistas à eficácia na utilização e na obtenção dos recursos financeiros necessários ao cumprimento das metas e das prioridades estabelecidas.
Legislação da Avaliação Institucional
Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 – institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências.
• Portaria nº 2.051, de 9 de julho de 2004 – regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído na Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC. Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007, republicada em 29 de dezembro de 2010: Institui o e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior no sistema federal de educação, e o Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos Superiores e consolida disposições sobre indicadores de qualidade, banco de avaliadores (Basis) e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e outras disposições. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, nº 249, Brasília, DF, 29 dez. 2010, seção 1, p. 39 a 43.
INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP.
Instrumento de Avaliação dos Cursos de Graduação Presencial e a Distância – Autorização. Clique AQUI.
Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância – Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento. Clique AQUI.
Melhorias nos Resultados das Avaliações Institucionais
Melhorias 24.1
Faculdade de Educação Superior de Catalão
Centro de Ensino Superior de Divinópolis
Melhorias 23.2
Faculdade de Educação Superior de Catalão
Centro de Ensino Superior de Divinópolis
Faculdade de Educação Superior de Pouso Alegre
Melhorias 23.1
Centro de Ensino Superior de Divinópolis
Faculdade de Educação Superior de Catalão
Faculdade de Educação Superior de Pouso Alegre
Melhorias 22.2
Faculdade de Educação Superior de Catalão
Centro de Ensino Superior de Divinópolis
Faculdade de Educação Superior de Pouso Alegre
Melhorias 22.1
Faculdade de Educação Superior de Catalão
Faculdade de Educação Superior de Pouso Alegre
Melhorias 21.2
Melhorias 21.1
Faculdade de Educação Superior de Catalão
Melhorias 20.2
Resultados da Avaliação Institucional - 2024
Resultados da Avaliação Institucional - 2023
Resultados de 23.2
Resultado Escola superior de Catalão
Resultado Centro de Ensino Superior de Divinópolis
Resultado Escola Superior de Itabira
Resultado Faculdade de Agronomia Una de Conselheiro Lafaiete
Resultado Faculdade de Educação Superior de Catalão
Resultado Faculdade de Educação Superior de Pouso Alegre
Resultados de 23.1
Resultado Centro Universitário Una Betim
Resultado Centro Universitário Una de Bom Despacho
Resultado Escola Superior Una de Catalão
Resultado Faculdade de Educação Superior de Catalão
Resultado Instituto Universitário UNA de Catalão
Resultado Escola Superior Una de Conselheiro Lafaiete
Resultado Instituto Universitário UNA de Conselheiro Lafaiete
Resultado Faculdade de Agronomia Una de Conselheiro Lafaiete
Resultado Faculdade UNA de Conselheiro Lafaiete
Resultado Una Cristiano Machado
Resultado Centro de Ensino Superior de Divinópolis
Resultado Faculdade de Educação Superior de Divinópolis
Resultado Faculdade UNA de Divinópolis
Resultado Faculdade UNA de Itabira
Resultado Escola Superior de Itabira
Resultado Escola Superior Una de Itumbiara
Resultado Faculdade UNA de Itumbiara
Resultado Faculdade de Agronomia UNA de Itumbiara
Resultado Instituto UNA de Itumbiara
Resultado Centro de Estudos Superiores de Jataí
Resultado Faculdade UNA de Jataí
Resultado Escola Superior de Pouso Alegre
Resultado Faculdade de Educação Superior de Pouso Alegre
Resultado Faculdade UNA de Pouso Alegre
Resultado Centro de Ensino Superior de Sete Lagoas
Resultado Faculdade de Educação Superior de Sete Lagoas
Resultado Faculdade UNA de Sete Lagoas
Resultados da Avaliação Institucional - 2022
Resultados da Avaliação Institucional - 2021
Resultados de 21.2
Resultado Cidade Universitária Una Aimorés
Resultado Cidade Universitária Una Liberdade
Resultado Una Conselheiro Lafaiete
Resultado Una Cristiano Machado
Resultados de 21.1
Resultado Cidade Universitária Una Aimorés
Resultado Cidade Universitária Una Liberdade
Resultado Una Conselheiro Lafaiete
Relatório de Autoavaliação
Relatório de Autoavaliação 2021, 2022 e 2023
Centro Universitário UNA de Betim
Centro Universitário UNA de Bom Despacho – Centro Universitário
Instituto Universitário UNA de Catalão
Faculdade de Educação Superior de Catalão
Escola Superior UNA de Conselheiro Lafaiete –
Faculdade de Agronomia UNA de Conselheiro Lafaiete
Faculdade UNA de Conselheiro Lafaiete
Instituto Universitário UNA de Conselheiro Lafaiete
Centro Universitário UNA de Contagem
Centro de Ensino Superior de Divinópolis
Faculdade de Educação Superior de Divinópolis
Escola Superior UNA de Itumbiara
Faculdade de Agronomia UNA de Itumbiara
Centro de Estudos Superiores de Jataí
Escola Superior de Pouso Alegre
Faculdade de Educação Superior de Pouso Alegre
Centro de Ensino Superior de Sete Lagoas
Faculdade de Educação Superior de Sete Lagoas
Centro Universitário UNA de Uberlândia
Relatório de Autoavaliação 2022
Centro Universitário UNA de Betim
Centro Universitário UNA de Bom Despacho
Instituto Universitário UNA de Catalão
Faculdade de Educação Superior de Catalão
Escola Superior UNA de Conselheiro Lafaiete
Faculdade de Agronomia UNA de Conselheiro Lafaiete
Una aculdade UNA de Conselheiro Lafaiete
Instituto Universitário UNA de Conselheiro Lafaiete
Centro Universitário UNA de Contagem
Centro de Ensino Superior de Divinópolis
Faculdade de Educação Superior de Divinópolis
Escola Superior UNA de Itumbiara
Faculdade de Agronomia UNA de Itumbiara
Centro de Estudos Superiores de Jataí
Escola Superior de Pouso Alegre
Faculdade de Educação Superior de Pouso Alegre
Centro de Ensino Superior de Sete Lagoas
Faculdade de Educação Superior de Sete Lagoas
Centro Universitário UNA de Uberlândia
Relatório de Auto Avaliação 2021
Centro Universitário UNA de Bom Despacho
Faculdade de Educação Superior de Catalão
Faculdade de Agronomia UNA de Conselheiro Lafaiete
Instituto Universitário UNA de Conselheiro Lafaiete
Centro de Ensino Superior de Contagem
Centro Universitário UNA de Contagem
Centro de Ensino Superior de Divinópolis
Faculdade de Educação Superior de Divinópolis
Escolha a Una para ser sua parceira de vida.
Tradição no ensino superior, com educação acessível e qualidade de quem está entre os melhores centros universitários privados do Brasil, segundo o MEC. Vem pra Una!
Excelência no ensino
Com 60 anos de tradição, a Una é reconhecida como um dos melhores Centros Universitários Privados de Minas Gerais, pelo MEC.
Saiba maisPortfólio completo
A Una oferece mais de 70 cursos de graduação, além de mais de 130 pós-graduação (lato sensu) em diversas áreas do conhecimento.
Saiba maisInfraestrutura
A Una conta com 18 unidades, com estrutura completa e diferenciada. Está presente em 10 cidades de Minas Gerais, 3 em Goiás e 1 em Tucuruí, Pará.
Saiba maisExperiência real
Os Projetos de Extensão assumem um lugar de destaque no currículo e na jornada do estudante, que irá desenvolver projetos aplicados que impactam a comunidade em que vive.
Saiba maisCurrículo inovador
Os currículos são organizados em Unidades Curriculares com maior carga-horária, as Unidades Curriculares permitem uma abordagem interdisciplinar, com maior profundidade e uso de metodologias ativas no desenvolvimento de competências.
Saiba maisHá +60 anos comprometidos com o ensino de qualidade.
517estrelas
no Guia da Faculdade 2022
+200 cursos
de graduação e pós-graduação
+200laboratórios
entre exclusivos e multidisciplinares distribuidos pelas unidades.
18unidades
localizadas em pontos estratégicos em Minas Gerais, Goiás e Pará.