União entre educação e terceiro setor para a promoção do Direito é tema de painel em evento da OAB
29 / Novembro / 2023
Painel “Terceiro Setor, Direito e Educação: Transformando o Brasil em um país cidadão com as próprias mãos”, realizado pelo Ecossistema Ânima em 29 de novembro, apresentará o programa Direito na Escola.
O Ecossistema Ânima vai realizar nesta quarta-feira (29/11), durante a 24ª Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, o painel “Terceiro Setor, Direito e Educação: Transformando o Brasil em um país cidadão com as próprias mãos”, a partir das 14 horas. A atividade integra a programação do evento jurídico organizado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB) e pela seccional de Minas Gerais (OAB-MG), no Expominas BH, em Belo Horizonte.
O painel terá a participação da Gestora da Área de Ciências Jurídicas da Ânima Educação, Alessandra Mara de Freitas Silva; pela Presidente do Instituto Direito na Escola, embaixadora de Faculdade Milton Campos e EBRADI, coordenadora da atividade de extensão Direito na Escola e Presidente da Comissão Permanente do Terceiro Setor da OAB/MG, Isabella Leonel Cereda; pelo Fundador do Programa Direito na Escola e cocriador do curso de licenciatura para bacharéis em Direito, Lucas Andrade; e pelo Presidente da Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB Nacional, André Carvalho.
A adoção do programa Direito na Escola é um projeto piloto de extensão da modalidade de Mestrado da Faculdade Milton Campos e também dos cursos de graduação da área de Ciências Jurídicas e Ciências Humanas das Instituições de Ensino Superior que integram a Ânima Educação em nível nacional, como UniBH, Una e Faseh, cumprindo a política ESG. O painel também contará com o apoio da Escola Brasileira de Direito (EBRADI), integrante da Ânima, que oferece aos alunos cursos de pós-graduação lato sensu em formato digital, propiciando uma preparação sólida, prática e de acordo com as necessidades de mercado, com conteúdo de qualidade.
A Ânima Educação, pautada pelo objetivo de “Transformar o País pela Educação”, em cumprimento aos seus 9 (nove) princípios, reconheceu sua própria essência no Programa Direito na Escola, sendo um relevante projeto em ampliação no território nacional, por intermédio das IES de Direito, das Ciências Humanas, da EBRADI e de toda sua estrutura física, humana e know-how, para capacitação dos educadores e multiplicadores deste mover, oferecendo aos seus alunos o desenvolvimento de uma proposta educacional inovadora, pela formação do comportamento ético e pela democratização da ciência do direito, da cultura e da tecnologia, possibilitando protagonismo, autonomia, trabalho em equipes multidisciplinares, consciência cidadã, desenvolvimento pautado em resolução de problemas reais, ampliação dos saberes acadêmicos e das habilidades socioemocionais.
Em síntese, um trabalho que favorece a visão sistêmica da sociedade e o compartilhamento do saber acadêmico, de cunho educativo, cultural, científico e tecnológico, oportunizando, ainda, o trabalho em rede com outras instituições, fortalecendo junto a elas a atuação das suas IES ao somar esforços, integrar e propiciar a interação com a comunidade, com ações que formam a tríade inerente a formação profissional: “o ensino, a pesquisa e a extensão”.