Una oferece curso gratuito de educação financeira e sustentabilidade
3 / Outubro / 2022
Inscrições vão até 19 de outubro e podem participar estudantes de todas as idades
A falta de planejamento financeiro é uma das grandes responsáveis pelo alto índice de inadimplência no país. Especialistas apontam que, para melhorar o atual cenário de endividamento das famílias brasileiras, a educação financeira precisa ser iniciada desde a infância. Pensando nisso, a Una em Lafaiete — integrante do Ecossistema Ânima, oferta curso de educação financeira por meio do Projeto Educafins para pessoas a partir dos 5 anos.
Os interessados devem realizar a inscrição através do link, https://bit.ly/PROJETOEDUCAFINS, até o dia 19 de outubro. Neste projeto, os alunos terão acesso a oficinas de educação financeira e sustentabilidade. As aulas são gratuitas e presenciais, e podem participar estudantes de todas as idades (crianças, adolescentes e estudantes do EJA – Educação de Jovens e Adultos). Ao final das oficinas, todos receberão certificado.
Cenário de endividamento no país
Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta que quatro em cada 10 brasileiros adultos (39,41%) estavam negativados em agosto de 2022 — o equivalente a 63,71 milhões de pessoas. No último mês, o volume de consumidores com contas atrasadas cresceu 10,13% em relação ao período equivalente do ano anterior.
Para a professora do curso de Gestão, Thaynara Cristina Ildefonso Peixoto, ensinar sobre sustentabilidade e finanças é essencial para o desenvolvimento do cidadão. “O atual cenário mostra que ainda temos um longo caminho a percorrer para desenvolvermos jovens e adultos capazes se organizar financeiramente. No entanto, a nossa expectativa é que as gerações futuras sejam mais conscientes e percebam a importância da educação financeira, além de serem mais responsáveis quanto ao consumo, estabilidade e vida próspera,” declara.
Projeto Educafins
O curso acontece em três etapas: discussões sobre o assunto respeitando as especificidades de cada faixa etária; dinâmicas e práticas que favoreçam a compreensão de cada tema e certificar os alunos que atingirem 80% de frequência no projeto. “Nosso intuito é que os alunos do projeto dialoguem sobre sustentabilidade e educação financeira de forma interativa, conforme sua faixa etária”, completa a professora.
Serviço:
– Inscrições: 28/09 a 19/10
– Link de inscrição: https://bit.ly/PROJETOEDUCAFINS
– As oficinas ocorrerão das 19h às 21h30, todas quartas-feiras, entre os dias 9 e 30 de novembro.
– Reunião com os pais ou responsáveis: 26/10.