Psicóloga alerta para os cuidados com a saúde mental na terceira idade
28 / Outubro / 2022
Karla Patrícia destaca que questões da saúde mental e orgânica podem acometer o idoso, mas com acompanhamento e apoio familiar é possível manter a qualidade de vida e o bem estar.
Com o crescente envelhecimento da população, os cuidados e preocupações com a qualidade de vida e a saúde da pessoa idosa também aumentam. Além dos problemas físicos, é preciso cuidar de outra questão: a saúde mental do idoso. Ansiedade, Depressão e Demência Senil estão entre as condições que afetam os idosos. Mas, com o apoio profissional e da família, é possível identificar os sintomas e procurar o tratamento adequado.
De acordo com a psicóloga do Centro Universitário Una, Karla Patrícia Paiva Ferreira, a saúde mental do idosos pode ser afetada por algumas questões, dentre elas a perda da condição de saúde, do contato social e maior incidência de desgaste na saúde orgânica do paciente; com aparecimento de novas dores ou doenças.
“No caso da falta de contato social, ela vem quando o idoso se aposenta e deixa de trabalhar, o afastamento de amigos e familiares. O isolamento social é um ponto que mais afeta a saúde mental do idoso”, explica.
Segundo Karla, doenças como Ansiedade e Depressão podem acometer a pessoa idosa, mas podem ocorrer outras alinhadas a questões orgânica, como o Alzheimer e Demência Senil que também podem afetar a saúde mental.
“A Demência é uma das patologias mais comuns porque traz a perda da memória, dificuldade na linguagem, o que gera um processo de alteração no comportamento e na saúde mental do idoso. Já a Depressão acaba sendo comum devido ao processo de isolamento, valor e função social. Muitas das vezes, ela causa desânimo, tristeza, uma forma de desinteresse em geral, que idoso acaba tendo por falta de contato com outras pessoas”, ressalta.
Acompanhamento
Ainda segundo Karla Patrícia, é importante que a família acompanhe as alterações do comportamento, sono, apetite e nas queixas dos idosos.
“Tipos de pensamento negativos; relacionados a fracasso, morte, pensamentos de culpa, frustração e medo, são alguns dos pontos que a família deve observar para prevenir problemas de saúde mental”, destaca.
Além disso, Karla relata que a tristeza, angústia, irritabilidade, falta de alegria, diminuição da libido, vontade de viver, socializar são aspectos importantes que não só o profissional, mas a família pode observar.
É importante que a saúde mental esteja atrelada a saúde orgânica e ao seu bem estar. Tomar cuidado com a alimentação, sono, ingestão de líquidos, fazer coisas prazerosas, atividades físicas e o apoio da família e de grupo de idosos, buscando estabelecer relações saudáveis são essenciais para manter a saúde e o bem estar do idoso”, finaliza.