Centro Universitário Una marca presença na 33ª edição do Minas Trend
 

Matéria

Centro Universitário Una marca presença na 33ª edição do Minas Trend

11 / Abril / 2025

Evento proporciona ambiente de aprendizado prático para alunos dos cursos de Moda,
Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Cinema e Audiovisual

Pela 7ª vez consecutiva, o Centro Universitário Una, integrante do Ecossistema Ânima, marcou
presença no Minas Trend, um dos maiores salões de negócios de moda da América Latina. A
33ª edição do evento aconteceu entre os dias 8 e 10 de abril, no BH Shopping, com o tema
“Olhe. Olhe de Novo”, reunindo desfiles, palestras e exposições que reforçam seu papel no
fortalecimento da indústria da moda brasileira.

A atuação da Una reforça a parceria estratégica com a FIEMG (Federação das Indústrias do
Estado de Minas Gerais), com foco na formação de novos profissionais por meio de
experiências práticas e imersivas em grandes eventos do setor.
Durante os três dias de evento, estudantes de diferentes áreas participaram da cobertura
jornalística, da produção de conteúdo para as redes sociais do Minas Trend e do suporte às
assessorias de imprensa da FIEMG e do próprio evento.

Karolina Oliveira, líder da Fábrica – Núcleo de Economia Criativa da Una –, destaca a
importância dessa vivência. “A atuação no Minas Trend permite aos estudantes vivenciarem
processos profissionais em tempo real, exercitando competências técnicas e comportamentais
essenciais para o setor criativo. É uma experiência que alia formação acadêmica à dinâmica do
mercado, de forma engajada e colaborativa.”, ressalta a professora.

Gladison Santos, supervisor do Núcleo Audiovisual da Fábrica, também reforça o impacto da
experiência. “Ver os alunos manuseando câmeras, gravadores, microfones, editando vídeos e
entregando os materiais produzidos é algo animador. Eles ficam empolgados, tiram dúvidas
técnicas, pedem opinião sobre o resultado e se sentem realizados quando veem suas matérias,
fotos e vídeos sendo publicados”, explica.
Keven Souza, egresso da Una e curador de conteúdo junto a Fábrica, núcleo responsável
por coordenar a equipe de alunos na produção de conteúdo para as redes sociais do evento,
em parceria com a FIEMG, destaca o quanto os estudantes evoluíram ao longo dessa
experiência. “É incrível ver o quanto eles crescem em apenas três dias. Participar de um evento
desse porte, produzindo conteúdo junto às assessorias e marcas como Una, FIEMG e Minas
Trend, amplia a visão de mercado e promove um desenvolvimento pessoal real, com troca
direta com os principais nomes do setor”, destaca.


Visita guiada

Além da atuação direta nos bastidores, a Fábrica também promoveu uma visita guiada para um
grupo de 10 estudantes, coordenada pelo Núcleo de Moda da Una. A proposta foi ampliar o
repertório dos alunos, apresentando os bastidores da produção, as propostas das marcas
expositoras e os principais movimentos do setor.

Letícia Dias, coordenadora do Núcleo de Moda, avalia positivamente a iniciativa: “Vivenciar de
perto um dos maiores salões de negócios de Moda da América Latina e escutar diretamente os
profissionais do setor é uma oportunidade valiosa para expandir os horizontes dos estudantes.
Essas experiências despertam curiosidade, estimulam a criatividade e trazem insights sobre o
presente e o futuro da moda. Acredito que a formação de um profissional de moda vai muito
além da sala de aula. Proporcionar esse contato direto com quem está fazendo a moda
acontecer inspira novas possibilidades e fortalece a jornada de desenvolvimento dos nossos
alunos”, afirma Letícia Dias, coordenadora do Núcleo de Moda da Una”, afirma.


Experiência e empregabilidade


A interação entre universidade e indústria tem como objetivo levar novas soluções para o setor,
unindo o conhecimento acadêmico à prática profissional. Essa troca contribui diretamente para
a empregabilidade e formação de profissionais mais completos.

Para Sabrina Coura, estudante do 3º período de Publicidade e Propaganda, a participação no
evento foi enriquecedora. “Foi a minha primeira vez em um evento grande. Confesso que, no
começo, fiquei um pouco insegura, já que estou só começando. Mas deu tudo certo, e estou
muito feliz por ter essa oportunidade de vivenciar, na prática, um pouco da área. Tem sido uma
experiência incrível, principalmente porque quero atuar justamente nessa conexão entre
publicidade e moda”, relata.

Julia Simões, aluna do 5º período de Moda, acredita que a vivência no Minas Trend reforça
o aprendizado em sala de aula. “Adorei participar, pois nos dá uma noção real de como o
mercado funciona, especialmente com a interação direta com os donos das marcas. Na sala de
aula, aprendemos a teoria, e no Minas Trend temos a oportunidade de ver tudo isso na prática.
É o momento ideal para aplicar meu olhar sobre tendências, pesquisa de moda e todo o
processo de desenvolvimento de coleção”, comenta.


O Minas Trend


O Minas Trend é uma realização da FIEMG, por iniciativa de sua Câmara da Indústria do
Vestuário e Acessórios, e suas entidades SESI e SENAI, com patrocínio máster da Companhia
de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMGE), patrocínios da Câmara de Dirigentes
Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial –
SENAC/Fecomércio e da Ventana Serra do Brasil e apoio máster do SEBRAE Minas e apoio
do Centro Universitário UNA.