Centro Universitário Una marca presença na 33ª edição do Minas Trend
11 / Abril / 2025
Evento proporciona ambiente de aprendizado prático para alunos dos cursos de Moda,
Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Cinema e Audiovisual
presença no Minas Trend, um dos maiores salões de negócios de moda da América Latina. A
33ª edição do evento aconteceu entre os dias 8 e 10 de abril, no BH Shopping, com o tema
“Olhe. Olhe de Novo”, reunindo desfiles, palestras e exposições que reforçam seu papel no
fortalecimento da indústria da moda brasileira.
A atuação da Una reforça a parceria estratégica com a FIEMG (Federação das Indústrias do
Estado de Minas Gerais), com foco na formação de novos profissionais por meio de
experiências práticas e imersivas em grandes eventos do setor.
jornalística, da produção de conteúdo para as redes sociais do Minas Trend e do suporte às
assessorias de imprensa da FIEMG e do próprio evento.
Karolina Oliveira, líder da Fábrica – Núcleo de Economia Criativa da Una –, destaca a
importância dessa vivência. “A atuação no Minas Trend permite aos estudantes vivenciarem
processos profissionais em tempo real, exercitando competências técnicas e comportamentais
essenciais para o setor criativo. É uma experiência que alia formação acadêmica à dinâmica do
mercado, de forma engajada e colaborativa.”, ressalta a professora.
Gladison Santos, supervisor do Núcleo Audiovisual da Fábrica, também reforça o impacto da
experiência. “Ver os alunos manuseando câmeras, gravadores, microfones, editando vídeos e
entregando os materiais produzidos é algo animador. Eles ficam empolgados, tiram dúvidas
técnicas, pedem opinião sobre o resultado e se sentem realizados quando veem suas matérias,
fotos e vídeos sendo publicados”, explica.
por coordenar a equipe de alunos na produção de conteúdo para as redes sociais do evento,
em parceria com a FIEMG, destaca o quanto os estudantes evoluíram ao longo dessa
experiência. “É incrível ver o quanto eles crescem em apenas três dias. Participar de um evento
desse porte, produzindo conteúdo junto às assessorias e marcas como Una, FIEMG e Minas
Trend, amplia a visão de mercado e promove um desenvolvimento pessoal real, com troca
direta com os principais nomes do setor”, destaca.
Visita guiada
Além da atuação direta nos bastidores, a Fábrica também promoveu uma visita guiada para um
grupo de 10 estudantes, coordenada pelo Núcleo de Moda da Una. A proposta foi ampliar o
repertório dos alunos, apresentando os bastidores da produção, as propostas das marcas
expositoras e os principais movimentos do setor.
perto um dos maiores salões de negócios de Moda da América Latina e escutar diretamente os
profissionais do setor é uma oportunidade valiosa para expandir os horizontes dos estudantes.
Essas experiências despertam curiosidade, estimulam a criatividade e trazem insights sobre o
presente e o futuro da moda. Acredito que a formação de um profissional de moda vai muito
além da sala de aula. Proporcionar esse contato direto com quem está fazendo a moda
acontecer inspira novas possibilidades e fortalece a jornada de desenvolvimento dos nossos
alunos”, afirma Letícia Dias, coordenadora do Núcleo de Moda da Una”, afirma.
Experiência e empregabilidade
A interação entre universidade e indústria tem como objetivo levar novas soluções para o setor,
unindo o conhecimento acadêmico à prática profissional. Essa troca contribui diretamente para
a empregabilidade e formação de profissionais mais completos.
Para Sabrina Coura, estudante do 3º período de Publicidade e Propaganda, a participação no
evento foi enriquecedora. “Foi a minha primeira vez em um evento grande. Confesso que, no
começo, fiquei um pouco insegura, já que estou só começando. Mas deu tudo certo, e estou
muito feliz por ter essa oportunidade de vivenciar, na prática, um pouco da área. Tem sido uma
experiência incrível, principalmente porque quero atuar justamente nessa conexão entre
publicidade e moda”, relata.
Já Julia Simões, aluna do 5º período de Moda, acredita que a vivência no Minas Trend reforça
o aprendizado em sala de aula. “Adorei participar, pois nos dá uma noção real de como o
mercado funciona, especialmente com a interação direta com os donos das marcas. Na sala de
aula, aprendemos a teoria, e no Minas Trend temos a oportunidade de ver tudo isso na prática.
É o momento ideal para aplicar meu olhar sobre tendências, pesquisa de moda e todo o
processo de desenvolvimento de coleção”, comenta.
O Minas Trend
O Minas Trend é uma realização da FIEMG, por iniciativa de sua Câmara da Indústria do
Vestuário e Acessórios, e suas entidades SESI e SENAI, com patrocínio máster da Companhia
de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMGE), patrocínios da Câmara de Dirigentes
Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial –
SENAC/Fecomércio e da Ventana Serra do Brasil e apoio máster do SEBRAE Minas e apoio
do Centro Universitário UNA.