60 anos da regulamentação da Psicologia é comemorado hoje, 27
27 / Agosto / 2022
Segundo psicóloga Karla Patrícia, a regulamentação traz validade, compromisso, seriedade, valor a profissão do psicólogo.
A Psicologia foi regulamentada como ciência e profissão no Brasil em 27 de agosto de 1962, e ao longo dessas seis décadas tem se fortalecido como espaço de atuação técnica, científica e política de promoção de cuidado à saúde e da dignidade humana. Na comemoração pelos 60 anos da regulamentação, é importante destacar as diversas áreas de atuação profissional e como o trabalho contribui para o bem estar mental e social.
De acordo com a Psicóloga e professora do Centro Universitário Una, Karla Patrícia Paiva Ferreira, esta data é de muito orgulho por regulamentar a profissão, que é regida tanto pelos Conselho Federal quanto pelos regionais de Psicologia, que oferecem suporte necessário para a boa prática e o desenvolvimento de teorias relativas à profissão.
“A regulamentação traz validade, compromisso, seriedade, valor a profissão do psicólogo. Por ser regulamentada em lei, está para prestar o bem a população e juridicamente adequada para desenvolver suas atividades. Ela tem uma organização, planejamento, objetivos e fundamentos que auxiliam no desenvolvimento de nossas ações”, ressalta Karla.
A psicóloga ainda destaca que é importante ressaltar que a regulamentação orienta o profissional aos direitos humanos, realizando sua pratica na boa fé, com boa índole, fazendo sua prestação de serviço com qualidade e proporcionando bem estar para o paciente.
“Ao desenvolver a ação do atendimento, que ele possa gerar bons frutos, e promover a transformação e o bem estar coletivo e social”, enfatiza.
Atuação
Karla Patrícia explica que a atuação do Psicólogo é ampla e pode acontecer em múltiplas áreas, sendo a mais comum, a conhecida como psicologia clínica, onde o psicólogo desenvolve seu trabalho de acompanhamento no tratamento e prevenção dos cuidados de saúde mental dos pacientes no consultório.
“Ele também pode atuar nas áreas educacional e escolar, hospitalar, organizacional e do trabalho, jurídica e forense, do trânsito, em emergências e desastres, a neuropsicologia, psicopedagogia e psicomotricidade. São múltiplos campos e áreas onde o profissional pode atuar, e juntamente com especialistas de outras áreas, podem somar para fazer um atendimento mais completo ao paciente”, destaca.
A professora e psicóloga ainda afirma a importância do trabalho deste profissional, onde o psicólogo pode atuar na promoção, prevenção dos cuidados da saúde mental e também no tratamento.
“A partir destas 3 vertentes, é possível trabalhar fatores da autoconfiança, valorização da vida, auxiliar ações a partir de técnicas, oficinas e dinâmicas, atuar na educação em saúde e melhorar a ressocialização e as relações. São vários os fatores que o profissional pode auxiliar em todos os campos, sempre cuidando da saúde mental e promovendo uma transformação”, finaliza.