Centro Universitário Una marca presença na 32ª edição do Minas Trend
 

Matéria

Centro Universitário Una marca presença na 32ª edição do Minas Trend

1 / Novembro / 2024

Evento proporciona um ambiente de aprendizado para alunos dos cursos de Moda, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Cinema e Audiovisual

 

Pela 6ª vez consecutiva, o Centro Universitário Una, integrante do Ecossistema Ânima, marcou presença no Minas Trend, um dos maiores salões de negócios de moda da América Latina, que chegou à sua 32ª edição entre os dias 22 e 24 de outubro, no BH Shopping. Com o tema “Reflexos da Moda: Revelando Horizontes”, o evento trouxe uma programação que inclui atividades práticas no Senai, além de desfiles e exposições.

A parceria entre a Una e a FIEMG consolida o Minas Trend como um espaço estratégico para a formação de futuros profissionais. Karolina Oliveira, líder da Fábrica, Núcleo da Economia Criativa e professora da Una, destaca o valor da interação entre estudantes e grandes nomes do mercado, reforçando a relevância de participar de um evento desse porte. “Essa experiência proporciona aos alunos uma vivência única, permitindo que eles apliquem na prática o que aprendem em sala de aula, além de estreitarem laços com profissionais renomados, fornecedores, marcas relevantes e entenderem as dinâmicas do mundo do trabalho”, ressalta.

Letícia Dias, supervisora do Núcleo de Moda da Una, que faz parte da Fábrica, cita a oportunidade oferecida à equipe multidisciplinar formada por alunos de Cinema e Audiovisual, Jornalismo, Moda e Publicidade e Propaganda. Eles puderam atuar tanto na cobertura do evento quanto na produção de conteúdo para as redes sociais do Minas Trend e da FIEMG. “O trabalho em equipe permite que os alunos aprendam a valorizar a diversidade de pensamentos e habilidades, essenciais para enfrentar os desafios do mercado. Essa troca entre áreas cria um ambiente de aprendizado mais rico e prepara os alunos para atuarem de maneira integrada e eficiente no futuro profissional”, explica.

De acordo com a supervisora, proporcionar experiências reais, aproximar os alunos do mercado e gerar network são os principais objetivos da Una no salão de negócios. “Proporcionar a chance de se conectar diretamente com o mercado, ultrapassando as paredes da universidade, ampliando a rede de contatos e destacando habilidades em um cenário profissional, faz parte do processo de formação para que tenhamos profissionais mais bem preparados ao ingressar no mercado de trabalho”, finaliza Letícia.

Já Andressa Castro, responsável por coordenar a equipe de alunos na gestão de conteúdo para as redes sociais do evento, em parceria com a FIEMG, destaca o crescimento dos estudantes durante essa experiência. “É incrível acompanhar o crescimento deles ao longo desses três dias. Participar de um grande evento de moda e ter a oportunidade de produzir conteúdo em parceria com assessorias de imprensa, alinhado às estratégias de marcas como Una, Fiemg e Minas Trend, transforma a compreensão de mercado dos nossos alunos. Além de promover o desenvolvimento pessoal, essa experiência possibilita a interação direta com os principais agentes do setor.

 

Experiência e empregabilidade

A interação entre academia e indústria tem o intuito de levar novas soluções para produtos e serviços, formar profissionais mais preparados e unir conhecimento técnico e teórico com a prática da atividade reais.

Estudante do 2º período de Jornalismo, Emmanuel Victor garante que a experiência tem sido enriquecedora. “Futuramente, pretendo trabalhar na área de moda, e esse primeiro contato é um verdadeiro divisor de águas. Está sendo fantástico! Estou ampliando meu conhecimento para além do jornalismo”, diz.

Para Samara Lage, que está cursando o 2º período de Moda, participar do Minas Trend torna sua jornada acadêmica mais produtiva. “Estar presente nesses grandes eventos desde o início faz com que adquiramos mais conhecimento, conteúdo e networking, e isso agrega muito à formação”, comenta.

 

Parcerias

O Minas Trend é uma realização da FIEMG, por iniciativa de sua Câmara da Indústria do Vestuário e Acessórios, e suas entidades SESI e SENAI, com patrocínio máster da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMGE), patrocínios da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC/Fecomércio e da Ventana Serra do Brasil e apoio máster do SEBRAE Minas e apoio do Centro Universitário UNA.

Fonte: FIEMG